Título: Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias
Autora: Ruth Rocha
Ano de lançamento: 1976
Número de páginas: 60
Editora: Salamandra

Esse é o primeiro livro que eu li para o Desafio Literário 2011. O tema do mês de janeiro era literatura infantil, então nada melhor do que ler um livro de um dos maiores nomes desse tipo de literatura no Brasil: a Ruth Rocha.

Eu sou completamente suspeita para falar de qualquer livro publicado pela Ruth Rocha, porque foram eles que despertaram o meu lado leitora, já na infância (ah, os anos 90...). Eu devo ter lido - e devem ter lido para mim também - quase todos os livros dela, mas não me lembrava se tinha lido esse ou não.

Esse livro é na verdade a reunião de três histórias: a primeira é sobre Marcelo, um garotinho que começa a questionar o porquê das coisas terem os nomes que tem - e passa a chamá-las do jeito que acha mais lógico. Acho que a "moral da história" é sobre a importância de questionar as coisas e ser compreendido.

A segunda história é sobre Terezinha e Gabriela, duas garotas bem diferentes e como elas se tornam amigas (agora que sou mais velha, reparei também que essa historinha tem um pouco dos padrões que a sociedade espera que as garotas sigam - sempre arrumadinhas, quietinhas - representada na figura de Terezinha). Nesse caso, a "lição" passada para as crianças é a de que pessoas diferentes também podem ser amigas.

Na terceira e última história, somos apresentados a Carlos Alberto, o Caloca, que é o único menino da rua que tem uma bola de futebol de verdade, mas que não gosta de dividí-la com os outros. Sutilmente temos aí uma parábola sobre o poder, e no final, os pequenos leitores aprendem que saber doar e dividir é importante.

É uma leitura muito leve e rápida, com um clima de nostalgia.

4 comentários:

  1. Ruth Rocha é mestra. Seus livros são todos gostosos de ler e, o que considero melhor, não substima a inteligência infantil. Ótima escolha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ruth Rocha é inesquecível! òtima escolha.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Meus filhos adoram!!!!! E eu tambem ....

    ResponderExcluir
  4. o livro da Ruth Rocha que mais me marcou foi "Como Se Fosse Dinheiro", que eu comprei e ela autografou pra mim na Bienal do Livro!

    Marcelo, Martelo, Marmelo é um dos mais famosos dela, e sem dúvida foi uma ótima escolha!

    o meu livro do Desafio Literário esse mês foi "O Menino do Pijama Listrado", depois passa lá pra ver: http://floresnajanela.com/2011/01/30/o-menino-do-pijama-listrado/

    Beijos!

    ResponderExcluir

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Ache no blog

Favoritos

Curte aí!