Título Nacional: O Solista
Autora: Steve Lopez
Ano de lançamento: 2008
Número de páginas: 271
Editora: Nova Fronteira
Título Original: The Soloist

Demorei para ler esse livro porque ele fala de um assunto um pouco espinhoso: doenças mentais. Mais especificamente, a esquizofrenia.

O livro conta a história real de como o jornalista Steve conheceu Nathaniel, um músico de rua que tinha um passado que ninguém acreditaria: já fora um dos melhores músicos de sua cidade e havia estudado na Juilliard, a melhor faculdade de música dos Estados Unidos. O que aconteceu para que Nathaniel estivesse agora tocando nas ruas de Los Angeles?

É essa história que o jornalista Steve Lopez tenta desvendar, através de conversas com o próprio Nathaniel, seus parentes, professores e amigos. Talvez seja um livro que leve um tempo maior pois trata-se de uma grande reportagem: no começo, Steve escrevia colunas no Los Angeles Times sobre Nathaniel, e depois decidiu escrever o livro, que acabou virando filme.

A relação de Steve e Nathaniel passa do coleguismo a amizade, e é cheia de altos e baixos que nos fazem refletir se a situação fosse conosco, seja com uma fonte, um parente ou um colega, suportaríamos. A esquizofrenia é terrível, e não é todo mundo que está preparado para lidar com isso, as vezes nem a própria pessoa que a tem. Mas a grande missão de Steve era pelo menos tentar ajudar Nathaniel, fazer com que sua vida melhorasse nem que fosse no ritmo de um passo a frente e dois passos para trás.

O livro vale muito a pena, e fiquei curiosa para ver a adaptação para o cinema!

Um comentário:

  1. eu vi o filme e adorei!
    ótimo pra ter uma visão de como o jornalista se relaciona com a fonte/pessoa.
    :D

    ResponderExcluir

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Ache no blog

Favoritos

Curte aí!