Oi! Decidi participar do Desafio Literário 2011. Esse desafio propõe a leitura de pelo menos um livro por mês, para incentivar a leitura entre as pessoas. Vocês podem saber mais sobre clicando na imagem aí ao lado.

Segue a lista dos meses, temas e livros que eu pretendo ler e que terão resenha aqui no blog no ano que vem!

Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil

No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011?

  1. Marcelo, martelo, marmelo, Ruth Rocha
  2. O menino do dedo verde, Maurice Druon


Fevereiro - Biografia e/ou Memórias

A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?

  1. Renato Russo, o filho da revolução, Carlos Marcelo
  2. As vidas de Chico Xavier, Marcel Souto Maior


Março - Romance épico

O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!

  1. Tristão e Isolda, Joseph Bedier
  2. Dom Quixote, Miguel de Cervantes

Abril - Ficção científica

As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?

  1. Admirável mundo novo, Aldous Huxley
  2. A guerra dos mundos, Hebert George Wells


Maio - Livro-reportagem

O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?

  1. A sangue frio, Truman Capote
  2. O livreiro de Cabul, Asne Seierstad


Junho - Peças teatrais

Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.

  1. Eles não usam black-tie, Gianfrancesco Guarnieri
  2. O pagador de promessa, Dias Gomes


Julho - Novos autores

Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.

  1. Fazendo meu filme, Paula Pimenta
  2. Todas as estrelas do céu, Enderson Rafael


Agosto - Clássico da literatura brasileira

Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.

  1. Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis
  2. A escrava Isaura, Bernardo Guimarães


Setembro - Autores regionais

Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!

  1. Dois perdidos numa noite suja, Plínio Marcos


Outubro - Nobel de literatura

O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?

  1. Travessuras da Menina Má, Mario Vargas Llosa
  2. Ensaio sobre a cegueira, José Saramago


Novembro - Contos

O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.

  1. Venha ver o pôr-do-sol e outros contos, de Lygia Fagundes Telles
  2. Os melhores contos, de Fernando Sabino


Dezembro - Lançamentos do ano

A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, os livros de dezembro de 2011 será surpresa para todos.

2 comentários:

  1. Obrigada pela dica! Uma idéia sensacional...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Já quero deixar a dica de pauta para falarem da ficção científica, em livros e filmes. E para me chamarem para o debate, vamos estremecer isso aqui! heuheuheu. Adoro! Beijos.

    ResponderExcluir

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Ache no blog

Curte aí!

140 caracteres