Título: Paper Towns
Autor: John Green
Ano de Lançamento: 2009
Número de Páginas: 305
Editora: Speak


Quentin Jacobsen morou praticamente a vida inteira ao lado de Margo Roth Spiegelman, até os nove anos, os dois eram inseparáveis. A amizade chegou ao fim quando eles encontraram o corpo de um homem morto no parque onde brincavam. Foi a descoberta desse suicida, somada a reação de cada um deles, que mudou o relacionamento de Margo e Quentin e fez com que seguissem caminhos diferentes após esse dia.

Já no colegial, Quentin nutre uma profunda obsessão pela ex-melhor amiga, com quem agora não conversa. Ele a observa de longe e ela interfere por ele quando o valentão da escola o escolhe como vítima. Apesar de vizinhos, eles vivem em universos distantes. Margo é linda, popular, impulsiva e ligeiramente louca, todos conhecem as aventuras absurdas dela. Quentin é um nerd racional demais para se divertir.

Poucas noites antes da formatura, Margo aparece na janela Quentin, como nos velhos tempos, e o recruta para uma louca jornada de vingança. Passar uma noite inteira ao lado da garota dos sonhos dele, faz com que Q, como é chamado pelos amigos, tenha esperança de que as coisas mudem mais uma vez e que na manhã seguinte eles continuem próximos. Imaginem a surpresa do garoto quando descobre que Margo sumiu da face da Terra, deixando apenas pistas bastantes complicadas para ele chegar até ela.

Eu sempre acreditei que paixão a primeira vista é algo muito complicado. A gente passa a gostar de uma série de características que supomos que a outra pessoa tem, nos apaixonamos por ideias. A roadtrip de Q, com os amigos igualmente nerds, mostra que ele não sabia N A D A sobre Margo, nada mesmo. Enquanto ele descobre quem era aquela garota tão complexa, acaba descobrindo quem ele realmente é.  

Os personagens principais são muito parecidos com Miles e Alaska, de Looking for Alaska, e os secundários são igualmente ricos no quesito personalidade, seja o Radar, o obsessivo autor do site Omnictionary, ou a Lacey, que não é tão superficial quanto parece. A semelhança com o outro livro do autor deixa uma constante sensação de "eu já vi isso antes", mas a história é tão bem escrita e desenrolada que isso não importa. O leitor quer saber o final, se vai ser feliz ou não, e é justamente o fim que muda tudo, que não deixa dúvidas que essa é uma obra única.

Paper Towns é cativante, envolvente, inteligente, engraçado, profundo, viciante, filosófico, realista e brilhante. Apesar de parecer o bom e velho mais do mesmo, consegue surpreender. A conclusão é que não existe nada melhor do que embarcar numa aventura de John Green, se deixar levar por ele. O cara é um gênio da simplicidade, seus enredos misturam planos mirabolantes com acontecimentos rotineiros. Uma das coisas que mais me marcaram sobre os livros dele é a riqueza de detalhes, todos os personagens principais dele são obcecados por algum tema e dividem informações sobre o assunto com o leitor. Ler John Green é sempre uma experiência marcante e inesquecível. 

Um comentário:

  1. Que resenha ótima, eu ja quer ler esse livro e outros do John Green, mas não saber ler em inglês acaba com as minhas esperanças! hahaha
    Vai pra minha lista do skoob com certeza!

    Beijão
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Ache no blog

Favoritos

Curte aí!