Título Nacional: Destino
Autor: Ally Condie
Ano de lançamento: 2011
Número de páginas: 366
Editora: Suma de Letras
Título Original: Matched

Destino se passa no futuro, em uma sociedade extremamente organizada na qual o principal objetivo é ser produtivo: a comida, o lazer, a profissão, tudo é controlado e imposto a pessoa para que ela dê o seu melhor e viva uma vida útil para o sistema.

Todo esse controle chega também as escolhas românticas. Ao completar 16 anos, os jovens comparecem ao Banquete do Par, no qual conhecem seu (sua) futuro (a) companheiro (a), que é escolhido pelos critérios da filosofia da Sociedade que eu já disse ali no primeiro parágrafo.

Cassia é uma jovem bem comportada, que nunca questionou o que acontece até que o sistema "falha" com ela, deixando-a "com a pulga atrás da orelha". Aí então esqueça a narrativa sobre a sociedade distópica e a ficção científica: o romance rola solto.

Acredito que a Ally Condie conseguiu misturar duas coisas que eu achava impossíveis juntas: ficção científica e um romance açucarado à lá Crepúsculo. E ela realiza essa mistura relativamente bem. Eu gostei do livro, mas compreendo quem não gostou - tem que ter paciência para encarar o romance açucarado. Ainda mais quando ele vem "disfarçado" de ficção científica e te pega desprevinida!

As coisas melhoram um pouco nas páginas finais, que dão aquela curiosidade sobre como será a continuação. Gostei da leitura, é um livro que eu recomendo, mas com um aviso para não criarem muita expectativa e prepararem-se para o romance com alto teor de glicose!

0 comentários:

Postar um comentário

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Ache no blog

Favoritos

Curte aí!