Título Nacional: Coração de Tinta 
Autor: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Ano de Lançamento: 2006
Número de Páginas: 456 
Título original: Tintenherz

Coração de Tinta é o primeiro livro de uma trilogia, que se passa em torno da vida de Mo e de sua filha Meggie. Mo, além de exímio encadernador, tem uma habilidade incomparável: ao ler em voz alta, dá vida às palavras, e coisas e seres das histórias contadas surgem ao seu lado como se fosse um passe de mágica. Numa noite, a qual Mo estava exercitando seus dotes, acabou trazendo à vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de Tinta e acabou mandando para lá sua mulher.

Depois desse episódio, Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha é uma devoradora de livros, mas apesar de insistir muito não consegue com que o pai lhe conceda algumas leituras. A menina não conhece o que de fato ocorreu, até que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem preta, e no ombro um estranho bichinho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é um estranho para Mo, que não fica muito contente com a visita inesperada.

Meggie acaba escutando a conversa dos dois, apesar de não entender muito o que eles dizem. Só ouvia sobre um tal de Capricórnio, um sujeito malévolo que ambos parecem temer como ao próprio diabo. 

Mo descobre que justamente nessa noite, chegara o momento que ele sempre temera: o terrível vilão, que ele havia tirado involuntariamente de dentro do livro muitos anos atrás, e do qual fugia desde então, estava em sua procura.

Capricórnio tem planos sombrios e Mo descobre que ele quer usar seus poderes para trazer do mesmo livro um ser ainda mais terrível e sanguinário do que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie fica desnorteada.

Apesar de ser apenas uma criança, sua coragem não tem fim quando a vida do pai está em risco. E, além disso, um talento muito especial pode ajudá-la no caminho. Isso tudo é o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas, que vai mudar para sempre a ideia que Meggie tem sobre os livros e suas histórias.

Coração de Tinta é um livro indicado para todos que apreciam um pouco de magia e ficção. Os personagens são caricatos e cheios de personalidade. A obra é caracterizada como infanto-juvenil, mas a meu ver muitos adultos podem se interessar por esse fantástico mundo criado por Cornelia Funke. Devo lembrar, também, que o livro virou filme em 2008 e, só pra não sair do costume, a obra literária é muito melhor do que a adaptação que fizeram pro cinema, mas não quer dizer que não valha a pena ser vista. 

0 comentários:

Postar um comentário

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Ache no blog

Favoritos

Curte aí!