Título nacional: Um Dia
Autora: David Nicholls
Ano de lançamento: 2011
Número de páginas: 412
Editora: Intrínseca
Título original: One Day

Vou confessar: esse é um livro que eu acho praticamente uma missão impossível resenhar. Eu comecei a leitura com as expectativas lá na Lua, porque tinha lido resenhas muito bem escritas, falando o quanto a história era espetacular. E eu não me decepcionei, o adjetivo espetacular é apenas um dos vários que podem ser usados para falar desse livro.


A história é a seguinte: Emma e Dexter se conheciam 'de vista' na faculdade e se aproximam no dia 15 de julho, na formatura. Nos próximos vinte anos o autor nos mostra o que está acontecendo com os dois, sempre no dia 15 de julho.  Se ficasse só nisso aí, a história de dois amigos-amantes-platônicos através dos anos, já seria um livro muito bom.  Mas o autor consegue, através de seu enorme talento para nos fazer amar Emma e Dexter, além de fazer um retrato excelente de diversas questões que atingem a todos nós em algum momento da vida: estamos fazendo a coisa certa? E os nossos sonhos, teremos tempo e espaço pra realizá-los? 


Não quero falar muito para não entregar mais da história do livro, mas ele tem momentos e diálogos memoráveis, principalmente porque Emma e Dexter são muito diferentes mas mesmo assim são amigos. Aliás, é uma das amizades mais bonitas que eu já li. É uma daquelas histórias para serem apreciadas, com todos seus pedacinhos saborosos. Leia sem pressa, deixe-se irritar com a arrogância juvenil do Dexter ou com o idealismo da Emma, só pra depois se apaixonar por esses dois e suas histórias. 


O livro virou filme, estrelado pela Anne Hathaway e pelo Jim Sturgess. Estreia dia 19 lá nos Estados Unidos, aqui no Brasil ainda não tem data.

2 comentários:

  1. Eu comprei semana passada, vai chegar a qualquer momento!! Não vejo a hora de poder ler!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, meninas
    Também estou participando do BookTour de Graceling do blog Literalmente Falando e estou passeando pra conhecer os outros blogs da lista ;)

    Estou DOIDO para ler "Um Dia". Até agora não vi uma resenha negativa, e as positivas são bem fundamentadas. Uma amiga minha tem e assim que eu me "esvaziar" um pouco a minha fila de livros não lidos eu vou pegar emprestado. Dizem que o autor foi corajoso com esse livro. Estou curioso!

    ResponderExcluir

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Ache no blog

Favoritos

Curte aí!