Não se deve julgar um livro pela capa, mas a deste é a coisa mais meiga e fiel à história que eu já vi. O que mais me chamou atenção é o subtítulo - "Eu deveria estar de luto e não me apaixonando..." - que aparece logo de cara e isso, o que me prendeu e me fez querer ler o livro a todo custo.

Lennie Walker tem dezessete anos e desde sempre gastou seu tempo de forma fiel e feliz às custas da irmã mais velha, Bailey. Vivia como dependente da irmã. De repente, Bailey morre e Lennie se vê em um beco sem saída, sem saber o que fazer de sua vida e que rumo tomar. É a típica menina centrada: não se interessa por meninos e vive no seu mundo mas, quando ela menos espera, tem que escolher entre duas paixões. Cada um deles, mexe com Lennie de forma diferente - Toby, ex-namorado de Bailey, conhece a menina desde sempre e os dois compartilham do mesmo sentimento de perda e um entende o outro. Joe é novidade, o gosto de um mundo novo e seu sorriso tem um poder quase mágico. Resumindo: um garoto a tira da tristeza e o outro, se consola com ela.

"Para quê guardar seus sentimentos, se você pode espalhá-los por toda parte?" 

O Céu está em todo lugar é um livro fantástico. Jandy Nelson conduziu uma narrativa envolvente, suave e com as medidas certas de humor, alegria e tristeza. As situações de dor, emoções e o conflito de sentimentos vividos por todos os personagens são extremamente reais. Você, que já sofreu uma perda significativa, vai entender muitas ações de Lennie e se não sofreu, vai ser enlaçado pela trama mágica que foi criada e conseguirá sentir que não está sozinho.

Além da história ser magnífica, necessito reforçar o projeto editorial desenvolvido. É diferente e inusitado, começando pelo cuidado que tiveram com a capa, que é linda e toda elaborada. Ao longo das páginas, a letra e a cor da fonte são diferentes e há pedaços de "bilhetes" escritos pelos personagens, o que torna tudo ainda mais verdadeiro. Até Bailey, que já está morta, parece estar ali.

Particularmente, eu adoro livros que tem lição de vida e, geralmente, os que têm, acumulam uma série de frases de efeito que se encaixam perfeitamente em qualquer situação. O Céu está em todo lugar é todo assim. Tem milhares de passagens bonitas e tocantes. Se eu for listar todas que eu gosto e que me tocaram, ficaria aqui eternamente. Super indico o livro e, com certeza, irá mexer com você.

"Você pode contar a sua história da maldita maneira que quiser. É o seu solo" 


0 comentários:

Postar um comentário

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Ache no blog

Favoritos

Curte aí!