Se você foi (ou é) um daqueles jovens que sabe exatamente o que quer, como fazer e onde ir, parabéns. Boa parte dos adolescentes sabe apenas o que não quer, sem ter certeza do futuro além de que não quer se tornar um adulto chato e hipócrita. É nessa segunda categoria que entra Holden Caulfield, o protagonista do livro de J.D. Salinger.

Holden foi expulso do colégio interno na sexta, mas se isso não tivesse acontecido chegaria em casa na quarta. Então ele decide usar esses dias que sobram entre a expulsão e a data "certa" passeando em Nova York, conversando (ou tentando conversar) com diversas pessoas sobre coisas que pensa e coisas que detesta.

Acredito que a opinião formada sobre esse livro depende do olhar que você teve ao ler: se você leu com seu olhar adulto, provavelmente achou que é só um apanhado de reclamações de um adolescente indisciplinado. Mas se você lê relembrando a juventude, pode até ser que você enxergue mais do que isso; Holden questiona muitas coisas e nos faz lembrar como era terrível ser adolescente e ter suas opiniões solenemente ignoradas por todo mundo.

No fim, fiquei com a opinião dividida, pois li o livro variando entre os dois olhares. Acredito que seja um ótimo livro e que eu não tenha moral acadêmica nenhuma para discutir mais profundamente, mas que como leitora gostei da experiência.

Para uma crítica bem mais legal do livro, eu recomendo que você assista os dois vídeos que o John Green fez analisando absolutamente tudo e se expressando bem melhor do que eu faço aqui, afinal, ele é o John Green.

Aviso: Na parte 1, ele dá um spoiler gigante de O Grande Gatsby! Se você não leu e não quer descobrir coisas antes de ler, por favor, pule a parte entre 1:27 e 1:34. Também acho que é legal assistir aos vídeos depois de ler o livro, porque talvez ele fale algumas coisas que você não queira descobrir antes, nada de muito revelador ou spoiler, mas fica mais legal se você já tiver lido.

Parte 1 
Parte 2




0 comentários:

Postar um comentário

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Ache no blog

Curte aí!

140 caracteres