Este livro foi lido para o Desafio Literário do Tigre 2013. O tema de fevereiro é "julgando pela capa".

Garota exemplar é um livro difícil de se resenhar. Eu até diria que é difícil explicar sobre o que ele se trata. Mas vou fazer o meu melhor para não estragar partes importantes do livro para vocês.

Na manhã do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy, Amy desaparece. O marido encontra a casa revirada e sem sinal da esposa. Ele logo vira o principal suspeito do sumiço. Isso é o resumo básico.

O livro alterna do ponto de vista de Nick em primeira pessoa para o de Amy através de antigos diários. O que é devastador e muito inteligente da parte da autora. Enquanto vemos Nick, um homem frustrado, reprimido não aparentar o mínimo de preocupação com o desaparecimento da esposa, Amy narra como eles se conheceram, o início do relacionamento e como tudo foi se deteriorando. Teoricamente.

Digo teoricamente, porque como temos apenas os pontos de vista dos dois fica muito difícil saber quem está contando a verdade e quem não está.  Gosto muito desse tipo de história em que o narrador não é confiável. Porque é esse tipo de narrativa que cria dúvidas e discussões. É impossível largar o livro até saber o que aconteceu.

Uma pena que a autora se perdeu muito no terceiro ato do livro. Fica difícil de explicar aqui sem spoilers, mas digamos que tudo parece se resolver muito rapidamente e de um modo muito cômodo, para todos. O que me decepcionou. O grande clímax do livro na verdade é no segundo ato dele.

Apesar do final, gostei do "conjunto da obra" e recomendo o livro para todos que gostam de um bom suspense.




2 comentários:

  1. Oi! Tenho muita vontade de ler esse livro e a cada resenha lida a vontade aumenta. Espero conseguir encaixá-lo na minha lista de próximas leituras. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, vale muito a pena! Eu recomendo ;)

      Obrigada pela visita!

      Excluir

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Ache no blog

Curte aí!

140 caracteres