Este livro foi lido para o Desafio Literário do Tigre. O tema escolhido foi "autor estrangeiro".

Fiquei curiosa para ler Jojo Moyes depois de ver várias pessoas comentando sobre seu livro que já foi lançado em português, Como eu era antes de você. Porém, sendo extremamente sincera com vocês, eu fiquei com um pé atrás depois de ler tantos comentários de pessoas  que quase se acabaram em lágrimas depois de terminar o livro. E sinceramente, achei que não estava preparada para uma história tão triste.

Depois de um tempo achei sobre outro livro seu, The one plus one. Gostei da capa, da sinopse e li vários comentários de como o livro era engraçado e então resolvi arriscar e lê-lo. E fiquei muito feliz de minha decisão.

The One plus one conta a história da família de Jess. Ela é mãe de Tanzie, uma garota de 10 anos que é um gênio na matemática e também cuida de seu enteado adolescente Nick, que sofre bullying por gostar de roupas pretas e maquiagem nos olhos. Ela cuida dos dois sozinhos, já que o pai dos dois decidiu que não aguentava mais e se mudou para a casa da mãe há dois anos para curar uma depressão e nunca mais voltou, nem ajudou a família.

Jess se vira entre dois empregos que mal dão para as despesas básicas da casa e sofre com os vizinhos que batem em Nick e têm como próximo alvo sua filha. As coisas parecem melhorar quando é oferecido a Tanzie uma bolsa quase integral para uma escolha particular, só que a única maneira de conseguir o dinheiro para a matrícula é levar a filha até a Escócia para uma Olimpíadas de matemática.

É por aí na história que entra Ed, um cara rico que vê sua vida de cabeça para o ar quando sem querer se mete em uma confusão com ações de sua empresa e se vê diante da possibilidade de perder tudo para que tanto trabalhou e ainda ir para a cadeia. E numa tentativa de se distrair e fazer algo bom por uma vez, ele decide dar carona para Jess e sua família.

Posso dizer que adorei o livro, com uma história comovente é impossível ficar imune ao acompanhar a verdadeira odisséia em que esses personagens passam. Durante os capítulos que se alternam entre Jess, Ed, Nick e Tanzie podemos perceber o crescimento deles e como aprendem a lidar com seus problemas e que sempre há uma maneira de superá-los.

The one plus one trata de vários temas pertinentes como bullying, perdão e como todos somos diferentes e é isso que nos faz especial. E acima de tudo mostra como temos que acreditar que há bem na humanidade e que às vezes podemos nos surpreender com a bondade de estranhos.

2 comentários:

  1. Que capa bonitinha! Já ouvi falar bastante dessa autora e acho que vou fazer como você e começar por esse livro.

    ResponderExcluir

Sigam-nos os bons!

Giselle lê

Robertha lê

Nathaly lê

Tecnologia do Blogger.

Ache no blog

Curte aí!

140 caracteres